Não há como negar: o Super Bowl geralmente se traduz em grandes bilheterias para o cinema. No entanto, apenas três estúdios — Disney, Paramount e Universal — estão dispostos a investir entre US$ 7,5 milhões e US$ 8 milhões por um anúncio de 30 segundos na Fox, diante de um público que, no ano passado, alcançou 123,7 milhões de espectadores (transmissão linear e streaming).
Para quem não está por dentro, o Super Bowl LIX, em fevereiro, será uma revanche do confronto de 2023 entre o Philadelphia Eagles e o Kansas City Chiefs, com o último buscando um terceiro título consecutivo inédito na história.
Podem dizer que a TV tradicional está morta, mas, no caso de eventos esportivos ao vivo, ela ainda é a principal forma de alcançar o público cinéfilo. Grandes blockbusters como Deadpool & Wolverine (abertura de US$ 211,4 milhões) e Wicked (US$ 112,5 milhões) foram promovidos no Super Bowl do ano passado. *A estratégia não é nova: trailers de filmes como *Jurassic World (2015) e Jurassic World: Reino Ameaçado (2018) também foram exibidos durante o evento, impulsionando bilheterias de US$ 1,6 bilhão e US$ 1,3 bilhão, respectivamente. Outros exemplos históricos incluem Vingadores: Guerra Infinita (US$ 2,05 bilhões globais), Velozes & Furiosos 7 (US$ 1,5 bilhão) e Pantera Negra (US$ 1,3 bilhão), todos com trailers icônicos no Super Bowl.**
A Disney, líder de bilheteria em 2023 com mais de US$ 2,2 bilhões nos EUA, sempre marcou presença no evento. Não será surpresa se exibir trailers de Branca de Neve (21 de março), Lilo & Stitch (23 de maio) e Elio (13 de junho) da Pixar. Fontes indicam que apenas dois dos três próximos filmes da Marvel serão mostrados: Capitão América: Brave New World (14 de fevereiro), Thunderbolts (2 de maio) e Quarteto Fantástico (25 de julho). Tradicionalmente, a Disney revela o primeiro trailer de um blockbuster de verão durante o jogo, como fez com Deadpool & Wolverine e Han Solo: Uma História Star Wars.
A Universal, segundo lugar em bilheteria (US$ 1,88 bilhão em 2024), apostará em trailers de Como Treinar o Seu Dragão (live-action, 13 de junho), Jurassic World: Recomeço (2 de julho), dirigido por Gareth Edwards, e talvez M3GAN 2.0 (27 de junho). *A franquia *Jurassic World já é veterana no Super Bowl: além dos sucessos anteriores, o trailer de Jurassic World: Domínio (2022) foi exibido durante o evento, contribuindo para os US$ 1 bilhão arrecadados globalmente.** A Universal já chamou atenção antes com bonecas M3GAN dançantes em programas de TV e no Empire State Building.
A Paramount, mesmo sem a transmissão pela CBS ou Paramount+ este ano (a Fox detém os direitos), deve exibir trailers de Novocaine (14 de março), Os Smurfs: O Musical (18 de julho) com Rihanna, e Missão: Impossível – Acerto Final. Tom Cruise costuma guardar surpresas extras para seus filmes.
Ausentes deste ano: Sony, Warner Bros, Netflix, Amazon MGM e Lionsgate. A Warner não fará promoção de Superman, de James Gunn, após exibir trailers nos playoffs da NFL.
Segundo a RelishMix, os trailers mais assistidos nas redes após o Super Bowl 2023 foram Deadpool & Wolverine (75,4 mi de visualizações), Planeta dos Macacos: Reinício (43,2 mi), Wicked (40,1 mi), Twisters (29,2 mi) e Meu Malvado Favorito 4 (27,9 mi).
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